Registo
Foto Brasil: novas regras para vender cães em lojas de animais

Desde que inicializámos este projecto que temos ten​t​ado orientar os nossos leitores​ a não comprar​em​ cães em lojas de animais, não só devido aos problemas de saúde e comportamentais que estes geralmente desenvolvem, mas também porque ao comprarem sem ver os pais dos cachorros ou as condições onde estes foram criados, podem estar a apoiar indirectamente puppy mills ou fábricas de cachorros.

No Brasil, este tópico tem sido muito explorado e este mês foram implementadas novas medidas que proibem a exposição de cães e outros animais em vitrines, jaulas de lojas de animais e outras condições de stress, sem o acompanhamento veterinário. Os veterinários responsáveis por esses animais que não cumprirem essas regras vão ter que responder a um processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária.

As novas regras existem agora para garantir o bem-estar do animal, ou seja, as lojas de animais não podem deixar o animais confinados, com fome, sede, sujeitos a doenças, ferimentos, dores e também medo e stress!

Além disso, a nova medida diz que os profissionais das lojas de animais devem orientar os clientes sobre o stress dos animais vendidos no momento da venda.

A venda ou doação de fêmeas gestantes fica proibida assim como a comercialização de animais que tenham tido as caudas cortadas, garras extraídas ou tenham passado por cirurgias para retirar as cordas vocais.

As pessoas não podem tocar mais nos animais à venda, apenas se os forem realmente comprar e levar para casa. Isso para evitar doenças e contaminações nos animais. Estas medidas afetam as lojas de animais que vendem animais e também as feiras de animais – outro local onde você jamais deveria comprar um cão.

Se quer ter um cão de raça, assegure-se que o cachorro provém de um criador responsável pois isso determinará o seu temperamento e saúde. Procure um criador que lhe dê o máximo de garantias possíveis, visite as condições de criação e conheça, pelo menos, a mãe dos cachorros. Não tome nenhuma decisão por impulso nem brinque com a vida de um animal.

Aconselhamos a leitura de: Cães de criadores vs lojas de animais