Registo
Foto Após 7 anos, o Valente é encontrado

Um Perdigueiro Português foi encontrado abandonado em muito mau estado pelo corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, junto às piscinas municipais da cidade.

O animal já tinha alguma idade e, para além do estado de magreza e desidratação, no dia em que foi resgatado tinha sido atropelado.

Quando a equipa de bombeiros chegou ao local, "o cão parecia bastante desorientado e maltratado, mas, ainda assim, mostrou-se sempre muito meigo nunca tendo rosnado ou ladrado", relata.

Após recolherem o animal, os bombeiros levaram-no ao hospital veterinário local para verificar se tinha microchip (identificação electrónica). Para o espanto de todos, ele tinha chip e quando o veterinário contactou o seu dono; maior foi o espanto quando este disse que o animal tinha sido roubado há sete anos da sua casa em Albufeira. O dono afirmou, que, na altura, o tinha procurado e feito queixa na GNR do roubo, mas que nunca tinha conseguido nada, e já não tinha sequer esperança de o voltar a reencontrar.

"É um final feliz muito pouco usual, pelo que se pode dizer "ah VALENTE"!", afirmam os bombeiros que apelidaram o animal de "Valente".

No momento do reencontro, o Valente não reconheceu (aparentemente) o seu dono ou o nome por que era anteriormente chamado. Mas o importante é que agora está de novo em casa.   

As probabilidades de retorno e sobrevivência de um cão com microchip são bem mais elevadas do que as de cães sem identificação. Coloque microchip no seu cão e certifique-se que introduz os seus dados de contacto completos.

Fonte: Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro