Registo

Quando a cabeça não tem juízo, o cão é que paga!

A aquisição de um cão deve ser muito bem ponderada e vista como uma grande responsabilidade, afinal de contas será um compromisso que irá durar pelo menos uns 10 anos. Mas será que está preparado para lhe dar tudo o que ele irá precisar?

Exercício

Fazer exercício é tão (ou mais) importante para os cães quanto para as pessoas. Para além de contribuir para uma boa forma física, diminuindo a incidência de obesidade e problemas cardíacos, ajuda a estimular a mente contribuindo para o equilíbrio mental do seu cão.

Treino

Aprendemos  a comer à mesa, a esperar num sinal vermelho, a comportar-nos em sociedade... pois é, o seu cão também deverá conhecer as regras básicas não só de casa como do exterior. Ensine-lhe o que é permitido e o que não é, acha que vai ser capaz?

Consistência

Um dia pode ir para o sofá no outro nem pensar, porquê...? Se não for consistente com as suas decisões e comandos, o seu cão vai começar a questionar a sua liderança.

Paciência

Se perde a paciência por tudo e por nada, então prepare-se, porque se adquirir um cão, é bem possível que seja testado até ao limite. Os cães não nascem ensinados e que precisam de donos que tenham paciência para os educar. Será que está preparado para este desafio?

Alimentação

Escolha uma dieta equilibrada em função do cão e da sua fase de vida, porque ele não vai conseguir distinguir o que faz bem do que faz mal. Não poupe em alimentação, porque senão a conta do veterinário pode aumentar.

Custos

Os maiores custos que terá com o seu cão são comida e veterinário. Para além disso, terá que adquirir objectos básicos como camas, tigelas, coleiras, trelas, escova para o pêlo, etc. Está preparado para providenciar ao seu animal tudo o que ele precisa?

Ainda bem que tem consciência de tudo o que um cão precisa. Agora certifique-se também que está a adquirir um cão pelas razões certas. É fácil cair nos encantos de um cachorro ou ser influenciável por todas as pessoas que adoram os seus cães. De facto ter um cão é algo especial! Mas para isso é importante que o esteja a adquirir pelas razões certas e que ele se encaixe no seu estilo de vida. Nunca tome a decisão por impulso, influências ou caprichos!

Emoções

Todos os cachorros são queridos e brincalhões, mas todos acabam por crescer. Não adquira um cão baseado em emoções, mas sim em planeamento e responsabilidade. Informe-se primeiro sobre a raça e sobre todas as etapas de vida do cão.

Modas

Filmes, celebridades e até marcas podem ter cães associados e influenciá-lo de algum modo a comprar um cão. Lembre-se que, a realidade é muito diferente; visite primeiro o backstage e informe-se sobre a raça.

Pressão

Os seus filhos querem desesperadamente ter um cão; um amigo seu diz que lhe quer oferecer um; um cachorro vai ser abatido e está com pena... Em todas estas situações pense bem se lhe poderá dar uma vida confortável. Não adquira por pressão, será melhor para si e também para o cão.