Artigos relacionados
Do mesmo autor

Os cães rosnam por uma diversidade de motivos: medo, insegurança, guarda, agressividade e até algumas brincadeiras provocam rosnadelas. As rosnadelas servem como um aviso de que nem tudo está bem no mundo do cão. Alguma coisa está a deixá-lo desconfortável e ele está a fazer o favor de nos avisar.
Rosnar é um aviso canino perfeitamente aceitável. É a maneira do cão dizer: "já não estou a gostar da brincadeira", "não te chegues tão perto" ou "é melhor parares". Quando o seu cão rosna, ele está a dar um aviso para evitar tomar medidas mais drásticas. Caso o outro animal ou pessoa não queira recuar e o continue a incomodar, então a sua paciência poderá chegar ao limite e está na hora de atacar. É fundamental que o dono perceba o que despoletou o rosnar e que tome as medidas para que ele volte a um estado confortável.
Não repreenda o seu cão
A maioria dos donos repreendem os seus cães quando estes rosnam pois considera que é um comportamento indesejável e agressivo. No entanto, o indicado é perceber os motivos que levam o cão a rosnar.
Do ponto de vista dos comportamentalistas, rosnar é sinal de alerta para algo que está a deixar o cão desconfortável e que, se nada for feito, o cão poderá passar das “palavras aos actos”. Rosnar é uma forma de comunicação não-agressiva.
Rosnar destina-se a evitar a agressão e não a causá-la.
Os treinadores concordam que é muito mais complicado reabilitar cães que atacam sem aviso prévio do que o contrário.
O que fazer quando o meu cão rosna?
Se um cão rosnar para si o melhor a fazer é acalmar a situação pois o nível de excitação do cão já é elevado. Não grite nem fique estático a olhar para o cão pois são estes os comportamentos que despoletam os ataques. Em vez disso, olhe para baixo e para o lado (isto diz ao cão que você não é uma ameaça) mas mantenha a sua visão periférica e recue lentamente. Não vire as costas porque alguns cães são mais propensos a atacar por trás.
Se o cão em questão é o seu próprio, perceba o que causou o rosnar. Por exemplo, se ele rosna para guardar brinquedos ou alimentos, então quando este tiver calmo mostre que não há motivos para que ele tenha medo que você lhe roube o brinquedo ou a comida. Se necessário, peça ajuda a um profissional.
Concluindo
Rosnar é um sinal de desconforto. Se se preocupar em entender o comportamento ao invés de o punir está a dar um sinal ao seu cão que ele pode confiar em si para resolver os seus problemas.