Registo
Foto Projectos criativos para promover a adopção

Quem tem interesse por cães e está numa rede social decerto que vê regularmente muitos posts de cães que procuram novas famílias. Para optimizar o impacto destas publicações existem cada vez mais projectos que utilizam a arte e a publicidade para gerar uma imagem positiva em volta da adopção de animais. Ficam aqui algumas das campanhas mais originais que encontrámos:

1. Cascote, un perro macanudo

Esta iniciativa surgiu há mais de 5 anos em Buenos Aires, na Argentina, para ajudar cães a encontrarem novas famílias. Este projecto baseia-se numa página de facebook onde são expostas peças gráficas criativas que retratam a personalidade e características do animal, promovendo a sua adopção de maneira divertida.

 “A publicidade é uma excelente ferramenta para modificar mentalidades. Eu pessoalmente sinto e acredito que os publicitários têm uma grande responsabilidade no que sucede à nossa volta. Se parte da nossa energia, pensamentos e recursos for utilizada numa causa nobre e sincera, então o mundo será melhor”, diz Federico Sordo, o designer gráfico responsável pelo projecto.

2. Let it Rain Love

Com 19 anos a fotógrafa Jessica Trinh começou a tirar fotografias a cães que estavam em canis. “Geralmente os cães que estão nos canis têm uma má reputação. As fotografias que circulam na internet são tristes e melancólicas. Queria modificar esta mentalidade, gerando um novo sentido de esperança e amor”, escreve Jessica no seu website.

“Os cães passam o dia todo nas suas boxes a apanhar uma seca, ninguém lhes dá um pingo de amor. Eles precisam que alguém lhe dê uma “chuva” de amor e lhes dê uma oportunidade para que possam retribuir”.

Este projecto tem como objectivo não só promover a adopção responsável mas sobretudo consciencializar os donos que entregam os seus animais no canis.

 

3. Cativa

Este é um projecto brasileiro que se baseia em fotografias criativas para optimizar a adopção de cães em abrigos. “Os voluntários que trabalham nas associações fazem um trabalho incrível. No entanto, tratar dos cães é um trabalho muito exigente e nem sempre têm o equipamento adequado e a técnica para tirar boas fotografias. Consequentemente, as imagens que promovem são geralmente pouco atraentes podendo prejudicar a promoção dos animais,” diz Wirth ao Animal Planet.

“A ideia por detrás do projecto Cativa é retratar os cães em vários tipos de cenários, mostrando a sua beleza natural, humor e personalidade. As sessões fotográficas que fazemos transmitem a alegria e o amor dos animais, chamando a atenção dos potenciais adoptantes”.

4. Black Dogs Project

Neste projecto o fotógrafo Fred Levy foca-se em cães pretos que está provado terem menores probabilidades de adopção. Esta é uma campanha não só de adopção mas sobretudo de consciencialização, por isso mesmo Levey recrutou inúmeros cães pretos e fotografou-os em fundo preto para causar ainda mais drama e impacto.

Cada fotografia conta também a história de cada cão desmistificando a imagem negativa associada à cor da sua pelagem. Saiba mais sobre este projecto aqui.

5. Sarolta

Este é um projecto que tem como objectivo aumentar a visibilidade dos cães que estão para adopção através de fotomontagens. A fotógrafa de Budapeste, Sarolta Bán, aceita fotografias de animais para adopção através do seu facebook. Até agora Bán já aceitou mais de 400 imagens e após a fotomontagem as imagens são colocadas nas redes sociais. Os futuros donos destes cães recebem um poster do animal depois do adoptarem.

Este projecto vai além fronteiras e Bán aceitará fotografias até 30 de Junho de 2014. Envie a sua neste link.

Antes de perguntar pelo carácter as pessoas julgam a aparência do cão. Apresente os cães que tem para adopção da maneira como os vê, com o carácter e alegria que cada cão tem dentro de si. Afinal de contas, uma imagem vale mais do que mil palavras e a primeira impressão pode ser decisiva para o futuro do animal.

Qual a sua campanha preferida? Conhece outras?