Artigos relacionados
Do mesmo autor

Os problemas cutâneos são as principais doenças que levam os cães ao veterinário. De facto, estes problemas não são raros, mas também é verdade que são bastante perceptíveis. Quando o cão se coça bastante ou tem queda de pêlo é impossível ficar indiferente ao que se está a passar.
O mesmo não acontece com as doenças metabólicas. No interior do corpo canino está um sistema complexo guiado pelo metabolismo que recebe energias e transforma-as em compostos necessários para o funcionamento do corpo, libertando os compostos não necessários. A dormir ou acordado, o corpo está sempre a funcionar e quando as coisas começam a funcionar mal, nem sempre o dono se apercebe de imediato.
Apesar das alterações metabólicas poderem ser imperceptíveis, elas estão presentes e se estiver atento poderá notá-las. Claro que um diagnóstico definitivo envolve sempre um médico veterinário, mas a primeira linha de defesa será sempre você. Muitas doenças metabólicas podem ser tratadas ou pelo menos geridas, e quanto mais cedo estas forem diagnosticadas mais fácil será o seu tratamento – e muitas vezes, melhor ficará a sua conta bancária!
Dirija-se ao veterinário sempre que observar algum dos seguintes sintomas:
Alteração de peso
Enquanto que um quilinho a mais ou a menos não parece muito, para um cão de 5 kilos é demasiado! Meça o peso do seu cão regularmente: suba para a balança e pese-se; depois pegue no cão e tire novamente a medida de ambos; registe a diferença. Para cães maiores pode passar pelo veterinário e usar a balança deles. Tente perceber porque é que o animal está a ganhar ou a perder peso. Caso o cão sofra uma alteração de peso drástica deve ser imediatamente visto pelo veterinário.
Alteração do nível de actividade
Quando um cão sénior começa de um momento para o outro a ter um comportamento mais activo, os donos ficam geralmente satisfeitos. No entanto, a reacção do veterinário a esta mudança súbita de comportamento pode não ser a mais positiva: quando um cão sénior começa a comportar-se mais activamente, uma doença que pode estar “em cima da mesa” é o hipertirodismo. Sempre que o seu cão estiver mais ou menos activo sem razão aparente, independentemente da idade, leve-o ao veterinário.
Mudanças de apetite, ingestão de água e excreção
Premiar todos os dias o seu cão com um “buffet” pode não ser a melhor ideia para manter o seu peso ideal, mas não só. Ao dar de comida à descrição não consegue perceber se o seu cão está com falta de apetite ou a comer demasiado. Além disso, apesar dos cães necessitarem de acesso ilimitado a muita água fresca (não fria!), esteja atento a quantas vezes por dia lhe enche a tigela e fique a saber a quantidade de água que o seu cão bebe normalmente. Assim, se o cão começar de um momento para o outro a beber muito mais água do que o normal talvez esteja um problema à espreita, nomeadamente: diabetes, problemas nos rins ou demasiada produção de esteróides. Fique também atento aos excrementos do seu cão nomeadamente ao volume da urina bem como à consistência, à cor e até ao cheiro das fezes.
Conclusão
Habitue-se a observar o seu cão e a saber o que é normal e o que não é. Poderá demorar algum tempo até perceber as mudanças subtis que ocorrem na saúde do seu cão, principalmente quando convive com ele diariamente. Com dedicação, tempo e experiência estas poderão ser detectadas com facilidade.
Sempre que for ao veterinário, conte-lhe as suas observações e preocupações. Mais vale tirar a prova dos nove na hora do que deixar andar e pôr, no futuro, a saúde do seu cão em risco.
Fonte: Dr. Darren Woodson Valley Veterinary Clinic, Daily Times