Registo
Foto Labradores Retrievers pretos com marcas afogueadas

E se lhe disséssemos que este cão não é arraçado de Rottweiler e é um Labrador Retriever puro?”

A maioria das pessoas já ouviu falar de Labradores Retriever pretos, amarelos e chocolate. No entanto, poucas pessoas sabem que os labradores puros podem também originar Labradores com marcas afogueadas ou até tigradas. Não se sabe se estas marcas aparecem devido a genes recessivos que são transmitidos à descendência ou se são resultado de mutações espontâneas.

No entanto, apesar das marcas ocorrerem naturalmente nos Labradores, elas são particularmente raras. Estes cães são 100% Labradores, mas ainda assim a política dos criadores é de não incentivo à criação destes cães para que não hajam desvios no estalão da raça.

Alguns criadores pensam que as marcas afogueadas (black and tan) possam ser atribuídas a cruzamentos antigos com Gordon Setters. Como esta característica não era desejável, os criadores deixaram de cruzar estes cães para reduzirem a sua frequência nas futuras gerações.

Hoje em dia, sabe-se que as manchas afogueadas são controladas pelo alelo “at” no Locus A que é recessivo. Este alelo pode ser passado durante várias gerações sem que os criadores saibam que ele está presente. Mas para que este alelo seja expresso, um cão transportador terá que cruzar com outro animal que também transporte este alelo e ambos os progenitores têm que ter um receptor Mc1 (E+) selvagem. Ou seja, as probabilidades de um Labrador Retriever apresentar estas marcas é muito baixa.

Há ainda outras marcas (mais raras) que podem surgir como marcas tigradas (brindle) ou até machas pelo corpo:

Nos EUA, a organização de apoio aos invisuais Guiding Eyes cria Labradores originários do canil Whygin Labs que foi um canil muito bem sucedido em exposições e provas de caça nos anos 70. A criação de cães feita por esta organização já originou Labradores com vários tipos de marcas. No entanto, o seu principal foco de criação é a selecção do carácter em vez da morfologia.

“O objectivo é criar cães para servir as pessoas invisuais. O nosso critério principal é criar cães confiantes, fáceis de lidar com uma excelente saúde e uma conformação robusta. Não retiramos exemplares com manchas da nossa linha de criação. Os únicos cães que podem resproduzir são aqueles que fazem "serviço”, afirmam na sua página oficial.

Quem não sabe da existência desde tipo de fénotipo pensa que estes cães são arraçados ou confundem-nos com cães de outras raças. Apesar da sua cor, estes cães têm o “mesmo” temperamento e saúde que os irmãos de ninhada.

Atenção que há criadores menos honestos que alegam que os seus cães são labradores retrievers puros com marcas improváveis, quando não passam de meras misturas.