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Gameness, também chamado de Pit Gameness, é uma modalidade desportiva originária do Brasil que foi inicialmente desenvolvida para a raça American Pit Bull Terrier. O Gameness permite que os cães conheçam e ultrapassem os seus próprios limites. Como todos os desportos, também no Gameness se concilia a componente física com a componente mental. Por um lado, a agilidade, força e resistência do cão são postos à prova. Por outro lado, o cão tem que manter a sua motivação, estar preparado para falhar e nunca cair em frustração.
Hoje em dia, o Gameness é praticado por cães de diferentes raças, mas, após muitos anos de selecção, ainda são os Pit Bulls que demonstram tendencialmente mais aptidões para alcançarem os resultados melhores e superarem os seus próprios limites.
Ter game
No Gameness testa-se o "game" de cada cão. Define-se como “game” a persistência e a vontade inabalável que um cão apresenta e que faz com este nunca desista de um exercício mesmo quando nunca o conseguiu ultrapassar ou estando o cão limitado de alguma maneira (p.ex. cansaço ou dor).
Esta característica temperamental é apenas reconhecida à raça American Pit Bull Terrier que foi seleccionada durante anos pelo seu carácter e temperamento e não pela sua morfologia.
Obstáculos
De país para país, os obstáculos e regulamentos variam. Em Portugal, sendo ainda uma modalidade completamente amadora, as provas e regulamentos variam entre grupos e escolas. No entanto, os exercícios mais conhecidos são a escalada vertical, suspensão, salto em comprimento, paliçada, salto livre e tracção.
Paliçada
Objectivo: Transpor uma parede vertical.
O condutor deve escolher a altura a ser transposta pelo cão antes de cada salto, em ordem crescente. Depois do início da prova, o condutor ou o figurante não podem tocar no cão e nem puxar o brinquedo por ele alcançado. Se o cão não conseguir transpor a parede o condutor deve segurar o animal na descida, para evitar acidentes.
Escalada Vertical
Objectivo: Subir uma parede vertical e segurar no brinquedo com a boca.
As alturas, determinadas pelo condutor, serão fixadas com a parte inferior do brinquedo. Para pontuar, o cão tem de segurar ou tocar no brinquedo com a boca. Depois de iniciada a prova o condutor e o ajudante não podem tocar no cão. É também muito importante neste obstáculo que o condutor ampare o cão no momento da descida.
Salto em comprimento
Objectivo: Saltar a maior distância horizontal, utilizando uma mesa como apoio.
A distância será medida desde a mesa de apoio até à impressão feita pelo corpo do cão na areia da caixa, contando a parte que fica mais a trás. O cão que se desviar da mesa não leva nota e conta como uma tentativa, não interferindo na pontuação. Depois de iniciada a prova, o condutor e o ajudante não podem tocar no cão.
Suspensão
Objectivo: Ficar suspenso num brinquedo pela boca o maior tempo possível.
Inicialmente no solo, o cão morde o brinquedo, sendo içado até não ter nenhum membro em contacto com o chão, sem que o dono possa tocar no cão e no seu brinquedo. Em prova são permitidas duas tentativas, mas a segunda só se aplica caso o cão faça menos de um minuto na primeira.
Salto livre
Objectivo: Saltar na vertical e segurar no brinquedo.
As alturas, determinadas pelo condutor, serão fixadas com a parte inferior do brinquedo. Para pontuar, o cão tem de segurar ou tocar no brinquedo com a boca. Neste salto, não há qualquer apoio ou obstáculo.
Arraste
Objectivo: Puxar um carrinho contendo x vezes o peso do cão.
O cão tem duas tentativas para executar esta prova e é incentivado com um brinquedo a puxar o carrinho, sob carris, por uma distância de x metros no menor tempo possível, sem que o dono lhe possa tocar. Só se realiza a segunda tentativa caso este não realize a prova no primeiro minuto. Geralmente a carga começa com 10 vezes o peso do cão.
Sistema de pontuação
Em geral existem dois tipos de sistema. Um em que a pontuação final é individual, ou seja, cada obstáculo é considerado uma única prova e no evento são eleitos os melhores de cada prova. Outro em que a pontuação final é global, ou seja, as pontuações em cada obstáculo são somadas e são eleitos os melhores do evento.
Treino
O Gameness é um desporto que exige muito treino dentro e fora do campo. O treino dentro do campo não deve ser muito intenso de modo a não prejudicar a saúde do animal (p. ex. articulações) e lesioná-lo para o resto da vida. Fora do campo de treino, a prática de corrida e natação ajudam o cão a desenvolver a sua musculatura e resistência.
Categorias
No Gameness, os participantes são divididos em três categorias:
- Cachorros: dos 7 aos 12 meses.
- Amador adulto: a partir dos 12 meses.
- Profissional: a partir do momento que um cão atinge um dos cinco primeiros lugares do pódio de amadores.
Quem pode participar
Este desporto é aberto a todas as raças, mas a raça de eleição desta modalidade é o American Pit Bull Terrier, pois para além de serem cães fortes e leves com uma agilidade tremenda, quando comparado com cães de outras raças, possuem uma característica que mais nenhuma raça canina tem: o game.
Conclusão
Para além de ser um desporto que leva o cão a superar os seus próprios limites, o Gameness consegue ainda provar que toda a vontade e potencial desportivo de um Pit Bull podem ser canalizados e direccionados para algo saudável tanto para os cães como para os donos.
Conselhos gerais
- Antes de começar a praticar uma modalidade desportiva com o seu cão, faça um check-up médico para garantir que este não tem quaisquer problemas de saúde que possam ser agravados com a prática do desporto.
- Antes de iniciar qualquer treino, tanto o seu cão como você devem gradualmente “aquecer”, estendendo os ligamentos para evitar qualquer tipo de lesão.
- Faça sessões de treino de pequena duração (sem exceder os 10 minutos) se se está a iniciar na modalidade ou se a temperatura ambiente for elevada.
- Não se esqueça de providenciar água.
Artigo revisto por: Filipe Rodrigues (Gameness Alentejo)