Registo
Foto Exercícios para si e para o seu cão

Começou um novo ano e com certeza que muitos de vós prometeram começar a fazer mais exercício. Mas há sempre um sentimento de culpa: sair para fazer exercício e deixar o cão em casa... chega de remorsos! Porque é que não combina as brincadeiras do seu cão com o seu treino?

Há quem faça simplesmente corrida ou bicicleta com o cão, mas a treinadora Sophia Yin e o instrutor Igor Seriba desenvolveram um programa de treino que incluí uma maior interacção entre o cão e dono.

Rotina de treino

A sequência de treino proposta engloba 3 tipos de exercício para o cão: Senta e fica, Busca e Vir à chamada. Estes tipos de exercícios feitos por si só exigem algum tempo por parte do dono e, sobretudo, paciência – contar o tempo que o cão consegue ficar sentado não é propriamente a tarefa mais divertida para se fazer com um cão. Mas de facto são exercícios importantes e essenciais para conseguir ter um cão educado.

Na rotina de treino proposta você poderá estar a treinar enquanto o seu cão está sentado e, de x em x tempo, pode recompensá-lo.  Ou então pode ir atirando a bola e exercitando-se enquanto ele a vai buscar. Em alguns exercícios, poderá afastar-se do cão ficando este sentado e só ao seu comando é que ele poderá ir ter consigo. Poderá ainda atirar bolas e pedir ao seu cão para as ir buscar enquanto faz uma pequena pausa entre exercícios.

É necessário:
Trela de 2 m – Área segura para o seu cão estar à solta – Biscoitos ou ração de cão

Fase de aquecimento

A rotina de treino definida pelo instrutor Igor Seriba engloba exercícios intensos, como tal deve aquecer antes de começar. Nesta fase deve trabalhar exercícios de Senta e Fica com o cão.

Cada exercício deve começar com o seu cão sentado e a ficar e, na altura de dar a recompensa, certifique-se que ele a recebe entando na posição sentada. Tente recompensá-lo rapidamente e frequentemente. À medida que ele for melhorando, aumente o tempo entre recompensas.

 

 

Estes exercícios parecem muito básicos mas para o cão são um verdadeiro desafio. Quando o dono se movimenta de uma maneira diferente da habitual, o cão assume inicialmente que o dono o está a chamar para a brincadeira. Estar sentado implica, por isso, um grande autocontrolo!

Sequência de exercícios

Os primeiros exercícios são uma sequência de speed e agility e envolve a trela do cão, a qual deverá estar esticada no chão. Por cada exercício, devem ser feitas 3 séries com 5 repetições cada. Entre cada série faça um intervalo de 30, 45 e 60 segundos durante o qual pode atirar a bola ao cão para ele ir buscar.

Os dois últimos exercícios serão ainda mais puxados Por cada exercício, devem ser feitas 3 séries com 3 repetições cada. Faça um primeiro intervalo de 30 segundos, um segundo de 60 segundos e um terceiro de 90 segundos. Lembre-se que os intervalos são a oportunidade de atirar a bola ao seu cão para ele ir buscar.

 

Faça estes exercícios duas a três vezes por semana. Por essa altura, você estará em melhor forma física e o seu cão muito mais bem comportado!

Referência: Sophia Yin