Registo
Foto Donos à rasca: o meu cachorro morde-nos

Tenho uma cachorra pequenina de 2 meses que adora brincar e é muito curiosa, a Milka. No entanto, é também muito roedora e ultimamente tem andado a abocanhar-nos! Ela convive regularmente com crianças, mas até estas já têm medo dela porque as arranha quando salta e morde-as. Sempre que ela faz isso eu coloco-lhe um dos brinquedos dela na boca, mas ela continua com a mesma atitude. Já está cá em casa há um mês, mas ultimamente têm andado louca a abocanhar e a morder tudo e todos... Será que isto é normal? Como podemos educá-la a não nos morder?

Não se preocupe, o comportamento da Milka de morder é normal. Aliás, parece-nos que a Milka foi retirada da ninhada muito cedo. Normalmente até aos 2 meses de idade os cachorros sociabilizam com o resto da ninhada mordendo os seus irmãos até levarem um “chega para lá”. Desta forma, aprendem até que ponto é que as mordidas podem ser uma brincadeira ou quando é que estas fazem doer. Neste caso, como a Milka não teve esse período de sociabilização, provavelmente ela ainda não aprendeu estes limites.

Dar brinquedos à Milka para ela canalizar a sua energia é muito importante, mas quando os dá quando esta está a morder ou a abocanhar alguém, os brinquedos podem não servir de distracção mas sim de recompensa. Por outro lado, se a Milka está à procura de atenção e depois de morder alguém, ganha a sua atenção, então na cabeça do cão a mordida origina atenção – uma forma de recompensa. Como tal, a Milka irá repetir esse comportamento pois pensa que está a fazer algo correcto. 

Para a Milka deixar de morder pessoas de forma entusiasta é preciso primeiro ensinar-se um comportamento alternativo desejável e só depois substituir o comportamento não desejado (morder a pessoas) pelo novo comportamento.

Comportamento alternativo desejável: “Sentar para receber recompensas”

Segundo a veterinária e comportamentalista Sophia Yin, o segredo para ter um cão bem comportado é ensinar-lhe a “dizer” por favor. Quando os cães querem alguma coisa, devem pedir por favor sentando-se à sua frente. Por exemplo, antes de receber comida, um brinquedo ou até mesmo atenção, um cão bem educado sentar-se-á.

No caso da Milka, sempre que ela quiser brincar ou ter atenção, ela deverá pedir por favor. Arranje biscoitos de treino (por exemplo, Trainers) ou apenas granulados de ração e siga estes três exercícios básicos, que foram feitos numa aula da Dr. Sophia Yin, cujo vídeo se apresenta mais abaixo.

Treino 1:

  1. Tenha consigo alguns biscoitos para lhe dar como recompensa.
  2. Espere que o seu cão se sente à sua frente.
  3. Quando ele se sentar, dê-lhe imediatamente um biscoito, antes de ele se levantar. Nota: O biscoito deve ser dado rapidamente ao nível da cabeça do cão, para que ele não tente saltar para o receber.
  4. Se ele saltar para cima de si, ignore-o mantendo uma postura direita ou pode mesmo virar-lhe as costas para tornar bem claro que quando ele saltar, não recebe nenhum biscoito.
  5. Não fique sempre na mesma posição, dê uns passos para trás para que o cão vá ter consigo e tenha que se sentar outra vez para que você lhe dê o biscoito. É importante que não lhe vire as costas, a menos se for para ignorar um comportamento indesejável. O cão deve estar sempre virado para si e atento a si.

Atenção: não deve dar nenhum comando verbal ao cão nem forçá-lo fisicamente a sentar-se.

Treino 2:

Se já repetiu umas tantas vezes os exercícios do treino 1, aumente o nível de excitação: corra para os lados e pare. O cão deverá sentar-se à sua frente à espera da recompensa. Nessa altura recompense-o imediatamente.

Treino 3:

Salte, faça barulhos e abane os braços movimentando-se de um lado para o outro. Se você tiver um bom timming e se o seu cão for muito guloso então bastam alguns minutos para o treinar!

 

Substituir comportamento indesejável: “Do morder até ao sentar”

Há dois métodos que podem ser utilizados para mostrar à Milka que morder não é aceitável:

Método 1: Ouch!

Imitar a aprendizagem com os restantes membros da ninhada – sempre que a Milka a morder diga “OUCH!”. Se ela já tiver aprendido o “por favor” então nesse momento ela deve largar e ficar sentada. Nesse instante deve dar-lhe um biscoito, fazer-lhe uma festinha, dando-lhe um brinquedo que ela adore. Se ela começar a morder outra vez, repita o exercício. Não se esqueça de dar sempre uma recompensa à Milka sempre que ela se sentar.

Método 2: Estática como uma árvore

Para os cães que não percebem o som “OUCH!” ou para donos que não conseguem dizer o som com tanta firmeza, tente esta técnica: Sempre que a Milka morder, levante-se imediatamente e fique imóvel, sem interagir com ela nem mantendo qualquer contacto visual – ignore-a por completo. Assim que ela se sentar ou acalmar-se, dê-lhe vários biscoitos e comece o treino “por favor”. Pode também, depois de dar os biscoitos, dar-lhe um brinquedo apropriado para ela morder. Desta forma, a Milka vai começar a perceber que morder humanos não é divertido porque ficam estáticos, mas que assim que ela se senta a brincadeira recomeça outra vez! 

Pratique estas técnicas consistentemente várias vezes ao dia e, em pouco mais de uma semana, verá resultados. Veja este vídeo que também a poderá ajudar:

 

 

Bons treinos!

 

ReferênciasDr. Sophia Yin