Registo
Foto Comer rápido prejudica a saúde do seu cão

Parece-lhe que o seu cão ingere a comida sem sequer a mastigar? Ele come como se estivesse esfomeado ou até como se não comesse há dias? Apesar da maioria dos cães comerem desta maneira, isto não é algo que seja de todo desejável pois pode prejudicar a saúde do animal. Existem bastantes soluções que pode usar para que o seu cão coma mais devagar, mas primeiro, vamos listar algumas teorias que surgiram para explicar este comportamento:

Ancentrais

Há quem use a expressão “esfomeado que nem um lobo” para descrever o comportamento dos seus cães. De facto, o ancestral mais antigo do cão, o lobo, pode explicar a ânsia dos cães para ingerir rapidamente a comida. Na natureza, os lobos comem quando conseguem encontrar ou caçar presas. Assim, podem passar dias sem comer e quando finalmente têm acesso à comida devoram-na vorazmente. Muitas pessoas acreditam que alguns cães ainda baseiam os seus hábitos alimentares nesta permissa.

Passado do cão

Muitos cães, especialmente aqueles que vão parar aos canis, passaram fome ou foram mal nutridos. Isto pode ser uma justificação para que estes sejam possessivos com a comida ou que sintam a necessidade de comer rápido pois têm medo de voltar a passar fome.

Vários cães na mesma casa

Quando vários cães partilham a mesma casa, estes podem comer rápido para assegurar que os restantes membros da matilha não lhe roubam a comida.

O que é que pode acontecer quando os cães comem depressa demais? – E porque é que você deve acabar com este hábito!

Torção de estômago

Quando um cão come demasiado depressa engole muito ar, o que pode causar o inchaço do estômago e também a sua rotação, colocando pressão nos restantes orgãos. O ar, a água e a comida ficam presos no estômago e o inchaço resultante (e visível) pode fazer com que o fluxo sanguíneo fique cortado, causando a diminuição da circulação sanguínea, lesões internas ou até mesmo colapso dos orgãos. O principal sintoma da torção do estômago é o vómito. O cão tentará vomitar mas não sai nada excepto algum muco e/ou espuma. A torção de estômago é uma condição que deve ser tratada com urgência já que leva à morte do animal num curto período de tempo – menos de uma hora.

Vómito e regurgitação

Quando o estômago não consegue processar toda a comida ingerida, esta é regurgitada antes de ser digerida. Se a comida for rapidamente digerida isto provocará contracções no estômago seguida de vómito. Qualquer que seja a situação, nenhuma é agradável para o cão.

Flatulência

Há muitos donos se queixam das “bombinhas” de mau cheiro que os seus cães soltam. A verdade é que estas poderão ser reduzidas se os seus cães comerem mais devagar, pois quanto mais rápido os cães comem mais ar ingerem.

Asfixia

Alguns cães, especialmente aqueles que não conseguem tossir (e.g. cachorros) morrem por asfixia quando tentam aspirar a comida.

Problemas orais

A textura e o formato dos granulados da comida do cão ajudam a remover a placa e o tártaro dos dentes do cão. Quando este engole a comida em vez de mastigá-la, esta acção não acontece.

Como quebrar o hábito de comer rapidamente?

Há muitos donos que pensam que o cão vai deixar de comer depressa por si só mas a verdade é que este comportamento poderá até piorar com o tempo. A boa notícia é que há muitas soluções para este problema:

Dê uma mãozinha ao seu cão

Literalmente! Se deixar que o seu cão coma pequenas doses de comida da sua mão, ele comerá sem dúvida mais devagar. Certifique-se apenas que o cão não é daqueles que além de comer a ração comerá também a mão!

Comedouro ao contrário

Pode adquirir este comedouro aqui.

Tem um comedouro standard de inox? Então volte-o ao contrário. A comida ficará distribuída à volta do comedouro e deslizará à medida que o cão come, fazendo com que se tenha que reposicionar. Isto fará com que o cão demore mais tempo a comer.

Comedouros Anti-glutões

Pode adquirir este comedouro aqui.

Os comedouros antiglutões são comedouros especialmente desenhados para diminuir a velocidade a que o seu cão come. Existem no mercado diversos designs – desde espirais até rosas! – e na maioria dos casos os cães deixam de comer em poucos segundos para passar a ter refeições de vários minutos.

Pode adquirir estes comedouros aqui.

Dispensadores de comida

Pode adquirir este brinquedo aqui.

Porque não tornar a refeição do seu cão num desafio mental? Há vários brinquedos disponíveis no mercado que permitem introduzir refeições inteiras como: Busy Buddy Tug-a-Jug, Starmark Bob-A-Lot, Nina Ottosson Maze, etc. Além de reduzirem o tempo de ingestão da comida, entretêm o cão e ainda eliminam comportamentos destructivos.

Adicione ração húmida à dieta seca

Ao contrário dos granulados de ração que são fáceis de agarrar, quando se trata de comida húmida, principalmente patés, esta tende a ficar “colada” à tigela e para a retirar os cães são obrigados a lamber, demorando por isso mais tempo a comer.

Quando o seu cão deixar de comer à “velocidade da luz”, deverá notar uma melhoria ou até desaparecimento dos problemas digestivos. Caso os problemas persistam deverá substituir contactar um médico veterinário.

Referência:  Sharyn's Slant, HubPages