Artigos relacionados
Do mesmo autor

Tal como os atletas humanos, também os cães beneficiam se aquecerem antes de começar um treino ou uma prova física, seja ela agility, frisbee, canicross, gameness ou outro desporto. Infelizmente, muitos cães são retirados do carro ou da transportadora e vão directamente para o ring começando a treinar com pouca ou nenhuma preparação. Isto aumenta inevitavelmente o risco de lesões e impede que os cães alcancem a sua máxima performance.
Um músculo aquecido é um músculo mais eficiente e mais forte; vai contrair mais rapidamente e consegue estender-se mais sem medo de sobrecarregar. Por isso, através do aquecimento podemos não só aumentar a performance do cão mas também prevenir lesões. É também uma excelente forma de fortalecer o elo entre si e o seu cão e aumentar o trabalho de equipa”, indica a terapeuta Pia Campbell do Centro de Terapia Galen durante o evento Crufts 2014.
Como fazer o aquecimento?
O aquecimento consiste não só em estimular os músculos do cão mas também em aquecer o seu sistema cardiovascular. O aquecimento dos músculos é óbvio, mas estimular e aumentar a circulação sanguínea é algo que muitas pessoas ainda não têm em conta. Quanto maior for o fluxo sanguíneo mais rápido o oxigénio e os nutrientes serão transportados para os tecidos musculares. Isto é especialmente importante para os músculos que vão trabalhar durante o treino, pois estes irão precisar de mais oxigénio.
Uma das técnicas mais utilizadas pelos terapeutas para estimular a circulação sanguínea é a effleurage. Esta técnica de massagem pode também estimular o sistema nervoso e preparar mentalmente o cão para a prova.
O skin rolling (rolar a pele entre os dedos) é uma técnica também aplicada no Centro de Terapia Galen e serve para relaxar a pele do cão e fazer com que ele solte os seus movimentos.
Durante o aquecimento o cão não deve ser forçado a estar quieto ou na mesma posição. Devem-se fazer movimentos suaves para que o cão possa beneficiar e relaxar.
Outra técnica também cada vez mais utilizada é o movimento passivo em que os terapeutas contraem e estendem as pernas do cão. Esta técnica não é um alongamento. O membro está apenas a efectuar a sua trajectória natural até ao ponto onde o cão consegue ir, e não além. Caso contrário, poderá aleijá-lo.
O movimento passivo poderá aumentar a propriocepção do cão (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo) e estimular os órgãos tendinoso de Golgi as células do Fuso muscular nos músculos que revestem as articulações. Isto permitirá que aos músculos do cão estendam e contraiam confortavelmente. Isto é particularmente útil quando o cão pratica agility ou gameness, modalidades em que o cão irá fazer movimentos extremos repentinos como saltar obstáculos. Mais uma vez, se os músculos das articulações estiverem preparados para o tipo de acção que vão realizar, é possível prevenir potenciais lesões, explica a terapeuta Pia Campbell.
Perante baixas temperaturas atmosféricas, há terapeutas que aconselham utilizar toalhas previamente aquecidas, sacos de água quente ou lâmpadas de aquecimento para estimular o fluxo sanguíneo e aquecer os músculos.
O aquecimento pode durar até 1 hora mas idealmente deve fazê-lo 30 minutos antes de começar o exercício físico.
Aquecer antes e arrefecer depois
Quando se fala de aquecimento não se pode deixar de falar de arrefecimento, ou seja, após o evento é importante fazer o “arrefecimento”. O cão tem estado a trabalhar e os seus músculos podem estar um pouco duros/rígidos. Neste caso os terapeutas aconselham a repetir as mesmas técnicas do aquecimento mas feitas mais lentamente para ajudar a dispersar o ácido láctico que se acumulou nos músculos. Isto obviamente liberta a dureza do músculo, mas é também já uma preparação para o próximo treino.
Nesta fase não se esqueça também de oferecer água ao cão em pequenas mas várias doses. Nunca utilize água fria pois a queda acentuada de temperatura pode originar espasmos ou dor nos músculos. Além disso, perante baixas temperaturas cubra o cão, protegendo-o do frio.
Bons treinos!
Referências: Demonstração de aquecimento na Crufts 2014, Galen Therapy Centre, Dr. Morag McMurray.