Registo
Foto 5 truques para manter a cama do seu cão limpa

É importante manter a nossa cama limpa e trocá-la com regularidade e o mesmo se aplica para os cães. A cama de um cão é uma fonte de microrganismos patogénicos perigosa não só para o animal mas também para o resto da família.

Os cães passeiam na rua, chapinham em possas e cheiram tudo o que lhes desperte o interesse, desde as marcações de urina de outros cães até pequenos animais mortos que possam encontrar. Por isso, não é de espantar que levem para dentro de casa uma série de micróbios.

Assim, depois dos passeios, é aconselhável limpar as patas dos animais e retirar qualquer tipo de sujidade que esteja presa ao seu pêlo – seja com uma mera escovadela ou, nos casos mais extremos, um banho. Este tipo de procedimento minimizará a acumulação de microrganismos não só na cama do cão, mas também nos tapetes e até no sofá da sua casa.

Apesar dos procedimentos preventivos, a acumulação de bactérias e sujidade acontece sempre, especialmente no local onde o animal passa mais tempo: a cama. Por isso, aqui ficam 5 truques para manter a cama do seu cão limpa e livre de parasitas.

1. Escolher uma boa cama

A higiene da cama do cão é um dos primeiros aspectos que devemos ter em conta antes de comprar uma cama. Há vários tipos de camas para cães, mas nem todas são igualmente fáceis de limpar! Muitas pessoas deixam-se levar pelos modelos mais bonitos, mas do que vale se quando o cão urinar para cima desta for extremamente difícil tirar a mancha ou o odor?

O primeiro passo é ver a etiqueta e comprovar que o método de limpeza é fácil e realizável em sua casa. Para uma limpeza mais profunda, escolha uma cama cujas capas e até o colchão possam ir à máquina de lavar ou inclusivamente à máquina de secar. Adicionalmente, há quem opte por camas altas, evitando que a sujidade acumulada no chão fique em contacto com a cama do cão.

2. Aspirar antes de lavar

O primeiro passo para limpar a cama do seu cão é aspirar. Ao aspirar está a eliminar grande parte dos pêlos que se acumulam na cama ou sujidade que fica incrustada. Além disso, o aspirador protegerá a máquina da roupa evitando possíveis obstruções.

Uma alternativa ao aspirador é usar escovas de limpeza ou até fita adesiva para retirar os pêlos.

3. Secar bem

Assegure-se que a cama do seu cão está bem seca antes de estar novamente disponível para o animal. Uma cama húmida promoverá o crescimento mais acelerado de microrganismos, além de que será desconfortável para o animal.

4. Produtos de limpeza

Sabia que apenas 10% da população de pulgas vive na pele do animal, os restantes 90% vivem no ambiente que o animal frequenta?

Limpar regularmente a zona de descanso do seu cão é a forma mais segura de proteger o seu fiel amigo contra infecções ou alergias. Além de aspirar ou escovar a cama, poderá também usar sprays de repelentes de ácaros, pulgas e carraças. 

Não utilize detergentes ou produtos com amónia para limpar a cama do cão: a urina canina contém amónia e, por isso, produtos com esta substância poderão fazer com que o cão comece a fazer as suas necessidades na cama.

5. Regularidade

A cama do cão deve ser limpa na máquina pelo menos uma vez por mês. O mais indicado é lavar as capas com água quente para eliminar melhor a sujidade.

Boas limpezas!